$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O IMPACTO DO DESIGN NO DESEMPENHO DE EMPRESAS DA INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA BRASILEIRA
Autor: MARCIA BERGMANN MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10752
Catalogação:  25/10/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10752@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10752@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10752

Resumo:
O design tem obtido destaque e respeito nas empresas, deixando de ser considerado um atributo meramente estético. No entanto, o conceito de que o design efetivo seja um bom negócio vem se tornando consenso muito mais baseado em evidências qualitativas do que em aspectos tangíveis. Essa lacuna na mensuração das contribuições do design para o desempenho motivou a realização deste estudo, cujo objetivo principal foi identificar se empresas que adotavam o design efetivo como estratégia competitiva apresentavam desempenhos superiores. Para tal, foi necessário compreender os fundamentos teóricos relacionados à contribuição do design para a competitividade, estabelecendo as relações entre desempenho e os fatores de integração do design à gestão das organizações, o que permitiu a proposição de um modelo teórico. Os dados primários foram coletados a partir da aplicação de questionários na indústria eletroeletrônica - setor de utilidades domésticas - e, com as respostas de 67 empresas, foram realizados os testes estatísticos. Os resultados não puderam ser validados para a população como um todo, mas permitiram indicar que os grupos de empresas que se encontravam nos estágios mais avançados de adoção de design apresentavam desempenhos superiores, assim como, através da utilização da técnica de Modelagem de Equações Estruturais, os resultados indicaram que a integração do design à cadeia de valor influenciava positivamente o desempenho dessas empresas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui