XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RELATION RACIAIS AND EDUCATION: ANALYZE THE POLITICIES OF THE COLOR IN BRAZILIAN EDUCATION PROGRAM Autor: GILDA ALVES BATISTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ADVISOR
Nº do Conteudo: 10750
Catalogação: 25/10/2007 Liberação: 25/10/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10750@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10750@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10750
Resumo:
Título: RELATION RACIAIS AND EDUCATION: ANALYZE THE POLITICIES OF THE COLOR IN BRAZILIAN EDUCATION PROGRAM Autor: GILDA ALVES BATISTA
Nº do Conteudo: 10750
Catalogação: 25/10/2007 Liberação: 25/10/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10750@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10750@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10750
Resumo:
In Brazil, different proposals of curricular and
pedagogical reforms have
appeared, and several different projects are made seeking
to work intensively with
the relationship between racial questions and education.
Our work is focused on a
real experience that links racial thematic and education
in a public university,
whose objective is to be center of studies and social
intervention, therefore its
choise is seen by us as a great challenge. This
investigation deals about searching
attempt over the discussion concerning racial democracy in
the Brazilian society
and the implementation of affirmative action politicies,
mostly concerning
education.In the first chapter we will feature a brief
approach of race concepts and
racial democracy; in the second one we will feature some
advances of the
affirmative action politicies, in last 20 years; in the
third and fourth chapters, we
will analyze the Politicies of the Color in Brazilian
Education Program - project
developed in the University of Rio de Janeiro - its
characteristics, conquests and
challenges, from the point of view of who implemented it.
Finally, the final
consideration of this work.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |