$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UMA ARQUITETURA BASEADA EM AGENTES DE SOFTWARE PARA A AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS DE GERÊNCIA DE FALHAS EM REDES DE TELECOMUNICAÇÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ADOLFO GUILHERME SILVA CORREIA

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Número do Conteúdo: 10712
Catalogação:  11/10/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10712@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10712@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10712

Resumo:
Os últimos anos têm sido marcados pelo significativo crescimento em todo o mundo da demanda por serviços de telecomunicações. Tal cenário de expansão de redes e da necessidade de coexistência e interoperabilidade de diferentes tecnologias de forma economicamente viável proporciona grandes desafios para a gerência, operação e manutenção de redes de telecomunicações. O presente trabalho apresenta alguns dos principais modelos e paradigmas de gerência de redes tradicionalmente empregados em redes de telecomunicações e que ainda hoje são amplamente utilizados pela indústria. Muitos dos modelos apresentados foram significativamente influenciados por conceitos e técnicas oriundos da área de engenharia de software. Uma grande ênfase é dada particularmente ao uso de técnicas baseadas em agentes de software para gerência de redes. Para tanto, importantes conceitos sobre agentes de software são apresentados, assim como exemplos de trabalhos em que agentes de software são utilizados no domínio de gerência de redes. Por fim, é proposta uma arquitetura baseada em agentes de software para gerência de falhas em redes legadas de telecomunicações, que são comumente gerenciadas por sistemas centralizados. O objetivo principal desta arquitetura é permitir o diagnóstico e a correção de falhas de rede de forma a não sobrecarregar o sistema centralizado de gerência. Para tanto, são utilizados agentes de software que distribuem informações mantidas no sistema centralizado para outros agentes do sistema. Desta forma, é possível que os agentes responsáveis por executar os procedimentos de diagnóstico e correção de falhas desempenhem suas atividades sem a necessidade de uma comunicação direta com o sistema centralizado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui