$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O PAPEL DO AUTOR DE LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE IDENTIDADE AUTORAL
Autor: MARA LUCIA FABIANO SOARES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10704
Catalogação:  09/10/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10704@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10704@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10704

Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo sobre o papel do autor de livro didático para o ensino de língua inglesa. A fim de investigar como esse profissional atua e que influências suas ações exercem no produto final, as seguintes questões são propostas: 1) Em que aspectos um autor de livro didático se diferencia dos autores de outros gêneros discursivos?; 2) Quando o livro didático se destina ao ensino de uma língua estrangeira que metodologias e aspectos ideológicos estão envolvidos?; 3) Por ser essa língua estrangeira o inglês, que particularidades surgem ao longo do processo de elaboração do livro (Howatt & Widdonson, 2004)?; 4) O processo de criação desse tipo de material se caracteriza mais como um trabalho individual ou coletivo (Barthes, 1977; Foucault, 1979)?; 5) Se considerado um trabalho mais ou menos individual ou coletivo, como se manifesta a subjetividade e a identidade desse autor através da sua obra (Barthes, 1977; Bakhtin, 1993; Ivanic, 1998). O corpus é composto de questionários aplicados a diferentes autores da área que desenvolvem seus trabalhos na cidade do Rio de Janeiro. As informações coletadas foram complementadas com entrevistas gravadas. Os resultados da pesquisa indicam que, em termos da produção do livro didático para o ensino de inglês, o trabalho final do autor de livro didático para o ensino de língua inglesa como língua estrangeira é marcado pelas referências intertextuais e pela dissolução da crença na genialidade individual do autor.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui