$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MODELO DE BANHEIRO DOMICILIAR PARA IDOSOS: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA
Autor: CLAUDIA STAMATO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANAMARIA DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10697
Catalogação:  09/10/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10697@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10697@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10697

Resumo:
A dissertação Modelo de Banheiro Domiciliar para Idosos - Uma Abordagem Ergonômica, apresenta um modelo que fornece orientações para a construção de banheiros residenciais. Através de sugestões para adaptação da arquitetura interna do banheiro residencial, busca-se aqui contribuir para possibilitar a independência e autonomia dos usuários idosos durante a execução de suas tarefas de cunho íntimo. Este estudo tem como objetivo principal, contribuir para a instrução de idosos, seus familiares e geriatras; bem como contribuir para a orientação de profissionais da construção civil, com sugestões de diretrizes a serem somadas ao código de edificações da cidade do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas, tanto com idosos, quanto com geriatras, foi organizado um grupo de foco com idosos e, além disso, foram feitas apreciações ergonômicas em cinco banheiros similares de um mesmo edifício, com observações e registros fotográficos in loco, aplicação do método Corlett e de questionários visando o levantamento do perfil. Ao final foi desenvolvido um quadro do parecer ergonômico, sugerindo soluções/ recomendações preliminares para os problemas encontrados. Com o aumento contínuo da população de idosos no país, é importante que medidas preventivas sejam adotadas através da legislação e políticas públicas, a fim de oferecer a toda a população uma velhice ativa, como a Organização das Nações Unidas sugere desde 1982. Através da oferta de conforto e segurança física e psicológica a este segmento da população, bem como através do atendimento às suas necessidades específicas, pode-se alcançar o intuito da ONU.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTUTO 9  PDF
CAPÍTULO 10  PDF
BIBLIOGRAFIA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui