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Título: O MERCADO DE GÁS NATURAL NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A EFICIÊNCIA DE MERCADO
Autor: RODRIGO MARTINS GOMES LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARINA FIGUEIRA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10660
Catalogação:  27/09/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10660@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10660

Resumo:
O mercado de gás natural no Brasil sofreu expressivas modificações durante a última década. Seu desenvolvimento tem como marco a construção do gasoduto Brasil- Bolívia, que resultou na transformação da matriz energética brasileira. O agente de maior importância nesta transformação foi a Petrobrás, que possibilitou a expansão da oferta do produto, tanto pela construção do Gasbol, quanto pelo aumento na produção brasileira de gás. Essas ações vieram a formar um mercado consumidor praticamente inexistente para a commodity. Com a promoção da competição a partir da lei do petróleo (lei 9478/97), o papel da Petrobrás mudou. De investidor no setor de gás e agente determinante do desenvolvimento do mercado, a empresa passou a ser um empecilho à promoção da competição e à evolução do setor de distribuição por deter o poder de monopólio no transporte e estar presente em boa parte dos setores adjacentes desse mercado. As dificuldades para a implementação do gás natural em grande escala no Brasil foram enfrentadas por outros países, como no caso inglês, o que nos fornece ferramentas úteis para direcionar políticas que venham otimizar a matriz energética brasileira.

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