$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: FÁBULAS PARA CRIANÇAS SURDAS
Autor: ANA TEREZA CORREIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CELSO BRAGA WILMER - ORIENTADOR
JOSE AUGUSTO B ESTELLITA LINS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 10635
Catalogação:  24/09/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10635@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10635

Resumo:
Através da minha experiência como bolsista Pibic, no Laboratório de Pedagogia do Design, na PUC-Rio, conheci o Instituto Nacional de Educação de Surdos, o INES, no Rio. Constatei que não havia um método de ensino convencional para o letramento dos surdos. Através de histórias contadas na biblioteca do SECAF, que as crianças aprendiam a contextualizar as palavras e a fazerem ligação com a Libras - Língua dos Sinais e o Português. Inicialmente, o formato foi definido num livro convencional. Logo se viu que esse formato não atenderia a um dos propósitos do meu projeto que é trazer interatividade e versatilidade. Assim, optei pela utilização de chapas adesivadas. Os personagens surdos falando em Libras teriam a forma de ímã, dando versatilidade ao material. O texto escolhido foi uma fábula de Monteiro Lobato: A cigarra e a formiga. O protótipo é constituído por 5 chapas de alumínio, no formato A3, adesivadas com cada cena. Os elementos que são inseridos pela criança são ímãs. Além disso, há 2 tipos de transparências. Na primeira, as cenas têm texto e na segunda, não tem. A experimentação do objeto foi ótima e mesmo os alunos que não estavam muitos atentos na hora em que a professora contava a história em Libras, depois se familiarizaram na inserção dos elementos nas chapas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui