XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CHILDREN AND JOURNALISM: A STUDY ABOUT THE INTERACTION BETWEEN CHILDREN AND PRESS MEDIA ADRESSED TO THEM Autor: JOSY FISCHBERG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ROSALIA MARIA DUARTE - ADVISOR
Nº do Conteudo: 10612
Catalogação: 20/09/2007 Liberação: 20/09/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10612&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10612&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10612
Resumo:
Título: CHILDREN AND JOURNALISM: A STUDY ABOUT THE INTERACTION BETWEEN CHILDREN AND PRESS MEDIA ADRESSED TO THEM Autor: JOSY FISCHBERG
Nº do Conteudo: 10612
Catalogação: 20/09/2007 Liberação: 20/09/2007 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10612&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10612&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10612
Resumo:
This Master Dissertation is a result of the records and
analysis of the
interaction between children and journalistic vehicles
addressed to them: their
opinions about the material, their reading practices and,
in a final moment, their
ways of making a journalism they consider qualified to
other children. It takes as
main reference Roger Chartier´s theory, which argues that
reading is always a
sense production and that is necessary to investigate the
reader not only based on
what he consumes, but on how he consumes. The fieldwork
was carried out
through weakly workshops, with three-month duration, in
two schools with
different realities: a public one, located in Leblon, and
a private one, in Barra da
Tijuca. In a total, 59 nine children, with ages around 11
years old, took part on
this research, divided in groups of 15 to 20 students.
Based on the records of these children speeches about the
print material
offered to them and the observation of their reading
practices, the purpose of this
study was to understand how they relate to newspapers and
magazines; how they
read print journalistic vehicles addresses to children,
especially Recreio
magazine and Globinho section; which considerations they
make about the text,
the images and the themes brought by these special
vehicles; and what they do
with the information they are exposed to.
The results were analyzed through Roger Chartier´s theory
and latinamerican
reception studies, which understand the media consumer -
the reader, in
this case - as an active, selective and informed
individual. The analyses of the
workshops´ records indicate that these children have a
great interest on news, but
mostly news written for adults. Having a good knowledge of
media, even print
media, these students say that the most interesting
information for them is not
necessarily on newspaper sections or magazines addressed
to children.