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Avançada


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Título: GRATUIDADE E COBRANÇA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: UMA PROCURA POR RESPOSTAS
Autor: BERNARDO BAETA NEVES STRASSBURG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FRANCISCO DE HOLLANDA GUIMARAES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10586
Catalogação:  17/09/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10586@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10586

Resumo:
A última década do século XX assistiu a muitas transformações. Entre elas, uma ainda é pouco estudada e discutida. Os governos ao redor do mundo estão introduzindo mecanismos de cobrança em um setor que sempre foi tradicionalmente gratuito. Os estudantes agora estão sendo forçados a pagar por um serviço cuja gratuidade sempre foi um direito de todos. Por que essas mudanças estão ocorrendo? São elas fruto de motivações mesquinhas e interesses escusos ou existe um motivo bem intencionado por trás de tudo? Onde e como essas mudanças estão ocorrendo? E, principalmente, qual está sendo o efeito de tais mudanças? Este trabalho é uma busca por essas respostas. Para responder tais perguntas, o autor se debruçou sobre teorias e práticas de vários autores e países. Por se tratar de mudanças tão recentes, as diversas teorias sobre os vários aspectos se apresentaram dispersas e até contraditórias. O objetivo do autor foi tentar fazer uma análise sistemática dos diversos temas, a fim de organizá-los em uma seqüência minimamente lógica.

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