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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INTERAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, FECUNDIDADE E ECONOMIA POLÍTICA E SUAS CONSEQÜÊNCIAS PARA A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA Autor: GABRIEL BUCHMANN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RODRIGO REIS SOARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10567
Catalogação: 14/09/2007 Liberação: 14/09/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10567&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10567&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10567
Resumo:
Título: INTERAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, FECUNDIDADE E ECONOMIA POLÍTICA E SUAS CONSEQÜÊNCIAS PARA A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA Autor: GABRIEL BUCHMANN
Nº do Conteudo: 10567
Catalogação: 14/09/2007 Liberação: 14/09/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10567&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10567&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10567
Resumo:
Este trabalho constrói um modelo que gera uma dinâmica
onde
interagem (i) decisões educacionais, tanto individuais,
quanto no nível
público, (ii) decisões da fecundidade, e (iii) a
economia
política de uma
sociedade. Esta interação, em conseqüência, determina:
(i)
a qualidade
relativa do ensino público e privado e sua distribuição,
(ii) o diferencial
de fecundidade entre grupos sociais e (iii) a
distribuição
do poder político
que, conjuntamente, determinam a evolução da
distribuição
de renda na
sociedade. Apesar de ser um modelo geral, busca-se a
adequação a alguns
fatos estilizados e a evidências empíricas encontradas
no
Brasil, um país
muito desigual, com um sistema democrático relativamente
novo e com
sérios problemas educacionais Resolvo então o equilíbrio
estático e calibro
os parâmetros, resolvendo a dinâmica numericamente.
Mostro
que, se a
democracia funcionar bem, teremos um equilíbrio sem
desigualdade no longo
prazo, e explico então as forças que nos mantêm em uma
armadilha de
desigualdade elevada.