$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: O CURTO-CIRCUITO DO FENÔMENO POÉTICO (OU REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LITERATURA)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MYRTES MARIA DA SILVA FOLEGATTI

Colaborador(es):  ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - Orientador
Número do Conteúdo: 10543
Catalogação:  11/09/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10543@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10543@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10543

Resumo:
O objetivo desta dissertação é verificar até que ponto o ensino da literatura em contexto escolar de ensino médio garante a contento a formação do leitor. Apesar dos esforços empreendidos pelas instituições formais de educação e da garantia do espaço reservado ao ensino da leitura e, em especial, da leitura do texto literário, a forma com que vem sendo conduzido gerou um curto-circuito, uma incompreensão de seu valor estético, o que prejudica o gosto pela leitura e o despertar crítico dos estudantes. Atualmente, a leitura da literatura na escola transforma-se em instrumento de estabilização e de domesticação dos alunos - e da literatura. Promover uma mudança de paradigma e de mentalidade coloca-se como um dos desafios aos que se dedicam à construção do discurso literário. É preciso redimensionar a própria literatura, uma vez que há demanda de novas maneiras de definir e localizar os estudos literários. As idéias teóricas estão entrelaçadas com um percurso de busca de estratégias que garantam o direito à literatura dos leitores em formação. A aquisição de uma visão plural que dê conta de abraçar a variedade de produções no âmbito da literatura, a fim de valorizar adequadamente o fenômeno poético, tornar-se-á uma meta para que alunos e professores possam compartilhar a fruição da leitura literária.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui