XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O CURTO-CIRCUITO DO FENÔMENO POÉTICO (OU REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LITERATURA) Autor: MYRTES MARIA DA SILVA FOLEGATTI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10543
Catalogação: 11/09/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10543@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10543@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10543
Resumo:
Título: O CURTO-CIRCUITO DO FENÔMENO POÉTICO (OU REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LITERATURA) Autor: MYRTES MARIA DA SILVA FOLEGATTI
Nº do Conteudo: 10543
Catalogação: 11/09/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10543@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10543@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10543
Resumo:
O objetivo desta dissertação é verificar até que ponto o
ensino da literatura
em contexto escolar de ensino médio garante a contento a
formação do leitor.
Apesar dos esforços empreendidos pelas instituições
formais de educação e da
garantia do espaço reservado ao ensino da leitura e, em
especial, da leitura do
texto literário, a forma com que vem sendo conduzido gerou
um curto-circuito,
uma incompreensão de seu valor estético, o que prejudica o
gosto pela leitura e o
despertar crítico dos estudantes. Atualmente, a leitura da
literatura na escola
transforma-se em instrumento de estabilização e de
domesticação dos alunos - e
da literatura. Promover uma mudança de paradigma e de
mentalidade coloca-se
como um dos desafios aos que se dedicam à construção do
discurso literário. É
preciso redimensionar a própria literatura, uma vez que há
demanda de novas
maneiras de definir e localizar os estudos literários. As
idéias teóricas estão
entrelaçadas com um percurso de busca de estratégias que
garantam o direito à
literatura dos leitores em formação. A aquisição de uma
visão plural que dê conta
de abraçar a variedade de produções no âmbito da
literatura, a fim de valorizar
adequadamente o fenômeno poético, tornar-se-á uma meta
para que alunos e
professores possam compartilhar a fruição da leitura
literária.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |