$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: E AGORA, COMPANHEIROS? AÇÃO SINDICAL DOS FERROVIÁRIOS DO RIO DE JANEIRO E A REINVENÇÃO DA POLÍTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): INEZ TEREZINHA STAMPA

Colaborador(es):  SEBASTIANA RODRIGUES DE BRITO - Orientador
Número do Conteúdo: 10534
Catalogação:  11/09/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      trabalho premiado
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10534@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10534@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10534

Resumo:
Esta pesquisa versa sobre a relação do sindicalismo e o processo de consolidação de uma sociedade democrática no Brasil e, em particular, centra-se no estudo dos limites e possibilidades da articulação dos sindicatos com outros movimentos sociais, no sentido de ampliar sua base de atuação política na defesa dos interesses dos trabalhadores que representam e dos direitos do trabalho, em geral. Sugere, dessa forma, uma reflexão sobre a ação sindical em um contexto de transformação no mundo do trabalho e de restrição do espaço público e ações coletivas, tendo como foco a sociedade brasileira atual, onde a correlação de forças se redefine, com a chegada do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República. Para viabilizar tal análise, foi realizado um estudo sobre o Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Zona da Central do Brasil, sediado no Rio de Janeiro, e que, desde a década de 1990, vem enfrentando as conseqüências dos processos de outorga de concessão de serviços públicos de transporte ferroviário, tanto de carga como de passageiros, para empresas privadas, como parte do Programa Nacional de Privatizações, que teve início no governo Collor e se efetivou no governo FHC. O estudo abordou essas questões, bem como as estratégias de ação adotadas pelo sindicato, com ênfase nas articulações com outros movimentos sociais, já que a privatização dos serviços de transporte ferroviário, no Brasil, demarca uma nova fase para uma categoria com tradição na luta sindical, que se defrontou com o sucateamento da RFFSA, iniciado na década de 1970 e que culminou com a sua extinção em 2007, após a concessão a empresas particulares da operação de todos os serviços que realizava.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
BIBLIOGRAFIA E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui