INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CONTRIBUIÇÃO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA SOJA EM GRÃOS: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE EQUILÍBRIO ESPACIAL AO ESTADO DE TOCANTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BETTY CLARA BARRAZA DE LA CRUZ

Colaborador(es):  NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador
Número do Conteúdo: 10514
Catalogação:  06/09/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10514@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10514

Resumo:
O sistema logístico da soja brasileira em grãos é um elemento importante na cadeia produtiva, pois a maior parte dos custos desta oleaginosa é dada pelos custos de transportes e os custos de armazenagem. Nesse sentido, a otimização desse segmento é essencial para aumentar a competitividade da soja brasileira no mercado internacional. Nesta tese, propõe-se desenvolver um modelo de equilíbrio espacial multimodal e intertemporal de programação não linear para a análise da competitividade da soja em grãos ao Estado de Tocantins. A aplicabilidade do modelo é avaliada num estudo de caso sobre a exportação da soja do Estado de Tocantins, situado na região norte do cerrado brasileiro cuja competitividade será considerada em relação aos Estados do Maranhão e Piauí, os quais têm os mesmos corredores de transporte. Finalmente, são propostos cenários alternativos para uma melhor análise da competitividade do Estado tocantinense. Os dados são tratados com o uso do programa GAMS/MINOS, desenvolvido para problemas não lineares. Os resultados mostram, nos quatro cenários analisados, que os custos logísticos são reduzidos quando a multimodalidade acontece num ambiente intertemporal. Eles também mostram que a inclusão da Hidrovia Tocantins torna o Estado do Tocantins competitivo. Espera- se que estes resultados possam oferecer subsídios, no sentido de possibilitar uma melhor percepção quanto aos investimentos em infra-estrutura de transporte e armazenagem, para o governo do Tocantins .

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui