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Título: MODELOS DE PREVISÃO: UM ESTUDO PARA O MERCADO BRASILEIRO DE REFRIGERANTES
Autor: PEDRO ROCHA LIMA MASSA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCO ANTONIO FREITAS DE HOLLANDA CAVALCANTI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10491
Catalogação:  03/09/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10491@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10491

Resumo:
As oscilações no consumo de refrigerantes são dependentes de uma série de fatores exógenos ao setor: a existência de bens substitutos, somado à não essencialidade do refrigerante como produto de consumo, faz com que a demanda tenha elevada sensibilidade em relação a alteração de preços e renda do consumidor. Pode-se dizer que, do ponto de vista do consumidor, a presente operação envolve os seguintes mercados relevantes de produto: cervejas, refrigerantes, águas, chás, isotônicos e sucos. Todos esses produtos são percebidos de forma distinta pelo consumidor. Com efeito, cada tipo de bebida é demandada em momentos específicos e, em vários casos, possuem públicos distintos. Pelo lado da demanda, importa saber se os produtos são substituíveis aos olhos do consumidor, o que implica dizer que devem ser considerados fatores como preços, usos e qualidades do produto, e não somente sua possibilidade técnica de substituição. Esta possibilidade de substituição de consumo também está ligada a alterações nos hábitos alimentares da população que aumentou a demanda por alimentos e bebidas mais naturais e saudáveis que os tradicionais refrigerantes. Para verificar o grau de diferenciação da percepção do consumidor sobre a maior utilidade de determinada cesta, é preciso buscar evidências empíricas no padrão de consumo. Por outro lado, a demanda é influenciada por diversas variáveis de caráter aleatório (como o clima, por exemplo), o que torna difícil de enquadrar as vendas em modelos simples de previsão (além da presença de sazonalidade). Assim, torna-se necessário encontrar um modelo ideal de previsão de demanda de refrigerantes para estimar a configuração do mercado nos próximos anos.

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