INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A DIMENSÃO HUMANA ESSENCIAL: UMA IDENTIFICAÇÃO DOS ALICERCES DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JORGE TADEU VIEIRA LOURENCO

Colaborador(es):  MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - Orientador
Número do Conteúdo: 10458
Catalogação:  30/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10458@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10458@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10458

Resumo:
Esta tese busca explorar a dinâmica do processo de aprendizado organizacional e melhorar o entendimento sobre o desempenho da organização, identificando os alicerces que suportam a construção e o desenvolvimento dos ativos intangíveis e considerando o crescimento do capital social, além de propor um arranjo teórico que permita uma melhor abordagem para a perspectiva de aprendizado e crescimento do Balanced Scorecard - BSC. Com a atual dinâmica, extremamente mutável e surpreendente, dos ambientes de negócios, o entendimento e a implementação de uma organização de aprendizado são condições essenciais para que elevados níveis competitivos sejam alcançados, devido à sua maior habilidade em criar ou explorar ativos intangíveis, sustentando a capacidade de sobrevivência por longo prazo com patamares excelentes de desempenho. Assim, os mecanismos de avaliação, conjugados com o conseqüente aprimoramento ou inovação dos produtos, processos, padrões e práticas de gestão, tornam-se essenciais. Muito embora a metodologia BSC venha sendo adotada por diversas organizações como solução para a realização de uma avaliação integrada do desempenho, buscando a medição da transformação dos ativos intangíveis nos resultados, ela apresenta lacunas em relação às teorias de aprendizagem organizacional aceitas e não se aprofunda em direção às raízes desses aspectos, notadamente humanos. Mediante o estudo de organizações referenciadas como excelentes para se trabalhar e organizações praticantes de BSC, pôde-se verificar a existência de correlação positiva do nível de confiança e de aprendizado com resultados excepcionais, demandando nova revisão dessa metodologia de avaliação do desempenho, a fim de adequá-la às questões essenciais para a gestão comprometida com resultados sustentáveis na nova Era do Conhecimento. Com base na análise realizada é proposta uma nova abordagem para o modelo BSC que permita explicitar essa essência, intrinsecamente humana, que serve de alicerce para a cadeia de geração de valor que culmina nos resultados organizacionais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui