$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A HIPERINFLAÇÃO ALEMÃ E HÚNGARA NOS ANOS 20 , A HIPERINFLAÇÃO ARGENTINA E ANALISE SOBRE A INFLAÇÃO BRASILEIRA DESDE A REVOLUÇÃO DE 64
Autor: JOAO RICARDO SOARES DANTAS DE FARIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZ ROBERTO DE AZEVEDO CUNHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10451
Catalogação:  29/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10451@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10451

Resumo:
Considera-se hiperinflação, uma inflação mensal de 50 por cento ou mais ao mês e esta só é considerada terminada quando fica abaixo deste índice por mais de um ano. Em toda história Ocidental, não há registro de mais de 15 exemplos no Ocidente de hiperinflação. Muitos destes exemplos ocorreram nos anos 20 e após à Segunda Grande Guerra , e parecia algo isolado e resolvido. Porém a aparição de violentas inflações nos anos 70 e 80 fez com que se aumentasse o interesse pelas chamadas inflações clássicas (para conhecer o passado para prever o futuro, plagiando um famoso historiador). E apesar de atualmente no Brasil a inflação estar domada, há um intenso debate político quanto à necessidade de medidas impopulares na política econômica de modo a manter a inflação a índices baixos, o que só aumenta o interesse no estudo de casos passados. Esta monografia é um estudo de caso de alguns dos mais famosos casos de hiperinflação, alguns deles clássicos (até para entender o nosso caso) como a alemã que teve duração de 16 meses a uma média de 322% em média e a húngara que durou 10 meses a 46% ao mês com 50% no primeiro mês, o caso brasileiro, e o da Argentina (média de 67 % por 32 meses) por ser um país com muitas semelhanças conosco.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui