$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: AP 10,1-11: O TEMPO ESTÁ CONSUMADO, E AINDA PROFETIZAS? A EXPERIÊNCIA DA TRADIÇÃO PROFÉTICA DO LIVRO DO APOCALIPSE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VILCILANE VAZ MOURAO

Colaborador(es):  ISIDORO MAZZAROLO - Orientador
Número do Conteúdo: 10442
Catalogação:  28/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10442@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10442@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10442

Resumo:
O objeto central desta Tese Doutoral é a questão da atividade profética cristã no livro do Apocalipse, com a finalidade de propor, através da análise literária de Ap 10,1-11, uma possível descrição do profeta cristão e das características do seu lugar sócio-eclesial no Apocalipse de São João. Parece existir, até certo momento histórico, no interior da eclesialidade cristã primitiva uma figura individual ou grupal, denominada profh,thj, com sua silhueta, função e autoridade próprias, diversas do profeta clássico veterotestamentário, conhecido inclusive no N.T, através da figura de João Batista. Duas premissas estão inter-relacionadas: a hipótese de uma adequada abordagem sócio-literária, sem que isso signifique o mero uso dos resultados empíricos da sociologia da religião aplicados a textos bíblicos neotestamentários; e, ao mesmo tempo, a hipótese plausível do acesso à realidade contextual destes membros da comunidade denominados nos textos do Apocalipse como profetas. A nossa tese não só abordará a questão, na sua pertinência bíblico- exegética, mas incluirá também a discussão acerca da atualidade desta temática. Por que falarmos ou nos interessarmos por estes profetas, encerrados, como tantas outras formas, nos antigos textos cristãos? Que fenômenos contemporâneos, eclesiais ou não, estão exigindo uma reavaliação desta questão.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui