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Título: O CENSO VAI CONTAR PARA VOCÊ: DESIGN GRÁFICO E PROPAGANDA POLÍTICA NO ESTADO NOVO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LICIA RUBINSTEIN

Colaborador(es):  RAFAEL CARDOSO DENIS - Orientador
Número do Conteúdo: 10436
Catalogação:  28/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10436@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10436@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10436

Resumo:
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa na área de história do design, baseada em estudo de cultura material. Seu objeto principal é a propaganda gráfica criada para divulgação do Recenseamento Geral de 1940. O material encontrado é composto por onze peças formadas por ilustração e texto, pertencentes ao acervo iconográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável por esse inquérito. Tanto a criação do IBGE quanto a realização do Recenseamento fizeram parte do projeto modernizador do Estado Novo e vieram suprir a necessidade de informações estatísticas confiáveis e de conhecimentos geográficos sobre o território nacional. Os modelos de governo autoritários marcaram os anos trinta e quarenta em diversos países e trouxeram a institucionalização da propaganda como forte arma de controle ideológico. No Brasil não foi diferente. O objetivo desta pesquisa, portanto, é analisar de que forma esse material se insere no discurso visual do Estado Novo. Para isso são apresentados os contextos político e cultural do período em questão. A seguir há uma discussão sobre o papel da estatística e da geografia no Estado Novo a partir de imagens criadas no IBGE. Por fim é feita uma análise gráfica de cada peça de propaganda do Recenseamento e um levantamento de características recorrentes, verificando-se de que maneira elas transmitem as idéias do regime e as suas semelhanças com outros exemplares de design gráfico produzido no mesmo período.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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