$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: LIVRO DIDÁTICO E APRENDIZADO DE LEITURA NO INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUCIA HELENA GAZOLIS DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - Orientador
Número do Conteúdo: 10413
Catalogação:  24/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10413@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10413@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10413

Resumo:
O estudo se insere no âmbito das investigações sobre escolas eficazes. Utiliza dados de survey longitudinal, obtidos pela pesquisa GERES: Estudo da Geração Escolar 2005. A subamostra corresponde a 3.454 alunos da primeira série do Ensino Fundamental (ou seu equivalente em ciclo), e seus respectivos professores, distribuídos em 176 turmas, de 68 escolas pertencentes às redes municipal, privada e federal do Rio de Janeiro. Transitando-se entre as vertentes qualitativa e quantitativa, procurou-se medir, descrever e interpretar o valor agregado pelos professores às suas turmas, em leitura, especialmente no que diz respeito ao uso do livro didático de Língua Portuguesa. Aprofunda-se o tema, articulando-se as concepções de alfabetização no Brasil nas últimas décadas com as características do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e com as formas de apropriação por parte dos professores em relação a essa política. A literatura referente à eficácia escolar e o aprofundamento do tema específico fundamentam as análises dos dados e conseqüentes conclusões. Na vertente qualitativa, foi construída uma escala de proficiência que, interpretada, resulta na descrição de sete níveis de aprendizagem, o que confere sentido pedagógico à escala. São apresentados os resultados alcançados pelos estudantes em leitura, tendo- se em consideração as particularidades das dependências administrativas às quais estão vinculados. Mostra-se como ocorreu a mobilidade de alunos entre os níveis de aprendizagem em função da utilização ou não do livro didático. Na vertente quantitativa, são implementados modelos de regressão linear que investigam o efeito do uso do livro didático, do tempo de experiência do professor com o referido livro e da menção recebida pelo livro no PNLD. Os resultados evidenciam um aumento significativo do aprendizado médio apresentado pelos alunos participantes do estudo, o que contradiz hipótese recorrente no meio educacional, segundo a qual o fracasso identificado nas séries iniciais do Ensino Fundamental teria origem no processo de alfabetização. Destacam-se, entre os achados, maior valor agregado pelos alunos que utilizaram livro didático e benefícios ainda maiores para estudantes cujos professores tinham mais de dois anos de experiência com o uso do mesmo livro. Em termos de política pública, a dissertação sugere que a avaliação de livros didáticos - e, em sentido mais geral, de programas educacionais - considere também o efeito sobre o aprendizado.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui