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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AS CRIANÇAS E O EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS DE AUTORIDADE Autor: FLAVIA MILLER NAETHE MOTTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10411
Catalogação: 24/08/2007 Liberação: 24/08/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10411@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10411@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10411
Resumo:
Título: AS CRIANÇAS E O EXERCÍCIO DAS PRÁTICAS DE AUTORIDADE Autor: FLAVIA MILLER NAETHE MOTTA
Nº do Conteudo: 10411
Catalogação: 24/08/2007 Liberação: 24/08/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10411@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10411@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10411
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo estudar as práticas de
autoridade exercidas
pelos adultos, pais e professores, sobre as crianças no
cotidiano de uma escola
privada de educação infantil no município do Rio de
Janeiro, tendo como base uma
metodologia que entende a criança como sujeito da
pesquisa. Assim, a compreensão
dessas práticas considera o ponto de vista das crianças, o
como se apropriam delas e
as apresentam, entendendo a importância da brincadeira
para as criança s conhecerem
o mundo e, a partir da relação com seus pares e com os
adultos, produzirem suas
culturas a partir da cultura mais ampla onde estão
inseridas. Michail Bakhtin foi um
interlocutor especial nesse percurso, fornecendo o
referencial teórico-metodológico
para o desenvolvimento da pesquisa. A análise parte do
diálogo com o pensamento de
autores identificados com estudos sobre a infância, a
criança e a educação infantil
(Manoel Sarmento, Manoel Pinto, Sonia Kramer, Willian
Corsaro, Cleopatre
Montandon, Regine Sirota, entre outros). O primeiro
capítulo situa a discussão num
momento histórico específico: a contemporaneidade e os
debates que a cercam. O
segundo apresenta a escola e a família, tanto como
construções históricas, como nos
seus aspectos concretos das instituições pesquisadas. O
terceiro, por fim, traz uma
análise das práticas de autoridade a partir da observação
das interações entre crianças
e adultos e das crianças entre si. Assim, o presente
estudo é um convite a olhar as
práticas de autoridade a partir do que apresentam as
crianças enquanto sujeitos que
produzem cultura e que nela são produzidas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CONCLUSÃO | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |