$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS E ESTRUTURA LATENTE DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO QUESTIONÁRIO DE PREOCUPAÇÃO DO ESTADO DA PENSILVÂNIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CRISTIAN DOS SANTOS CASTILLO

Colaborador(es):  JESUS LANDEIRA FERNANDEZ - Orientador
JOSE LEONARDO RIBEIRO MACRINI - Coorientador
Número do Conteúdo: 10383
Catalogação:  20/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10383@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10383@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10383

Resumo:
O objetivo do presente trabalho consistia em traduzir o Questionário de Preocupação do Estado da Pensilvânia (PSWQ) para o português e avaliar as propriedades psicométricas e a estrutura latente desta versão traduzida em uma amostra representativa de universitários no Brasil para determinar sua confiabilidade e validade psicométricas. Um primeiro estudo utilizou 871 graduandos de diferentes Universidades do Rio de Janeiro apresentando uma faixa de idade de 17 a 68 anos. Uma análise fatorial exploratória (AFE) foi realizada para examinar a estrutura latente dos 16 itens que compõem esta escala. Um segundo estudo utilizou 978 graduandos com as mesmas características do estudo 1. Uma análise fatorial confirmatória (AFC) foi usada para inspecionar eventuais artefatos fatoriais da escala, previamente descritos na literatura. Os resultados indicaram que o PSWQ apresentou uma adequada consistência interna. No primeiro estudo, uma AFE indicou uma solução de dois fatores. Um fator foi relacionado com a preocupação presente e incorporou todos os 11 itens escritos na forma afirmativa. O outro foi associado com a preocupação ausente e incorporou todos os 5 itens escritos na forma negativa. No segundo estudo, uma AFC ajustou uma solução de três fatores. Um fator incorporou todos os itens do PSWQ, onde os outros dois fatores foram relacionados com os itens na afirmativa e negativa. Coeficientes de correlação destes dois fatores de itens na afirmativa e negativa com o total do PSWQ e a subescala traço do Inventário de Ansiedade Traço-Estado sugerem que o fator composto pelos 5 itens na negativa não contribui significativamente para a estrutura latente do PSWQ. A avaliação psicométrica da versão em português do PSWQ indicou que esta escala pode medir confiavelmente a presença do construto de preocupação em uma amostra não clínica. Análises de sua estrutura fatorial sugeriram que o fator da preocupação ausente deve ser um artefato metodológico atribuído ao efeito da forma escrita dos itens na negativa.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui