INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: EM BUSCA DE ALINHAMENTO COM A ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VICTOR GONCALVES ARNAUD

Colaborador(es):  MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - Orientador
Número do Conteúdo: 10378
Catalogação:  20/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10378@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10378@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10378

Resumo:
Inseridas em um ambiente turbulento, as organizações necessitam conhecer suas competências essenciais e capacidades organizacionais, e o seu papel no ambiente externo para sobreviver. Enquanto os ganhos da organização e sua demanda por TI aumentam, o investimento nos recursos de TI não cresce na mesma proporção, justificando a busca pela eficiência e a eficácia na sua utilização. O processo de Planejamento Estratégico deve considerar essa dinâmica e complexidade e, por isso, deve ser capaz de detectar os sinais fortes e fracos desse ambiente. A estratégia deve funcionar como diretriz para a governança de TI. Esse alinhamento deve ser estabelecido por meio de algumas iniciativas para estruturação que garantirão a gestão eficaz e eficiente desses recursos de TI. Para analisar esse alinhamento, discute-se aqui a estratégia e o planejamento estratégico nas organizações. São também apresentados os alicerces que devem ser construídos para o alinhamento da governança de TI com a estratégia. Com o intuito de analisar as observações feitas nessa fundamentação teórica sobre estruturação organizacional, um estudo de caso foi realizado em uma empresa prestadora de serviços de TI da região Sudeste do Brasil, resultado da fusão de outras duas. Após analisar a situação da organização em abril de 2006, um ano após a fusão, algumas iniciativas são planejadas e executadas com o objetivo de estruturar a organização para promover o alinhamento. O andamento de cada iniciativa e as mudanças estruturais que aconteceram até fevereiro de 2007 são analisados. De acordo com os resultados obtidos, as próximas etapas da estruturação são sugeridas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui