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Título: COMÉRCIO ELETRÔNICO: O QUE O CONSUMIDOR MAIS LEVA EM CONSIDERAÇÃO EM SUA COMPRA DE DVD PELA INTERNET
Autor: JEAN PATRICK OLINTO SHALDERS PEREIRA MENDES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ELAINE ASSAYAG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10363
Catalogação:  16/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10363@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10363@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10363

Resumo:
Desde o surgimento da Internet no cenário mundial diversos foram os rumos disponibilizados por esta nova tecnologia. Inicialmente, ela possibilitou uma melhor troca de informações entre cientistas e estudiosos; depois, e ao longo dos anos, seu desenvolvimento fez com que surgissem novas oportunidades de uso. A Internet aportou no Brasil em meados de 1992, com a Rede Nacional de Pesquisa, e somente após 3 anos sua comercialização foi aberta ao setor privado. Em 1999, quando o mercado já se encontrava muito mais estruturado, começou-se a implementar os canais de vendas virtuais, ou e-commerce, que é investigado neste trabalho. Utilizou-se a teoria da Análise Conjunta com o objetivo de identificar quais características deste ramo específico da Internet são mais importantes para o consumidor virtual. Para este estudo, foram selecionados quatro atributos de e- commerce e três níveis de cada um deles; combinados pelo software SPSS 11.0 versão para Windows, eles deram origem a 9 combinações. Em seguida, questionários foram distribuídos aos consumidores, tanto homens quanto mulheres, para que colocassem na ordem de suas preferências estas nove combinações. Com o auxílio do software SPSS 11.0, foi possível quantificar quais atributos apresentavam maior importância sobre os demais para os consumidores.

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