INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE SECAGEM DE FILMES FINOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FREDERICO CARVALHO GOMES
PAULO EDUARDO CAVALCANTE PETTERLE

Colaborador(es):  MARCIO DA SILVEIRA CARVALHO - Orientador
Número do Conteúdo: 10344
Catalogação:  15/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10344@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10344

Resumo:
O processo de produção de fitas adesivas pode ser dividido em três etapas: preparação , revestimento e secagem. Geralmente, a etapa que limita a velocidade de produção é a secagem, onde o solvente utilizado para, espalhar e dispersar os ingredientes ativos é removido. Desta forma é essencial a determinação das condições de operação de estufas industriais para aumentar a produtividade. A determinação destes parâmentros normalmente é feita através de tentativa e erro. Este trabalho apresenta uma proposta de otimização automática deste processo, utilizando como função objetivo, a ser otimizada, o percentual de solvente residual determinado por um código de simulação do processo de tranferência de calor e massa que ocorre nos fornos. A metodologia de otimização implementada para secagem de filmes finos demonstou bons resultados, que podem gerar aumentos consideráveis de produtividade nas linhas de produção de fitas adesivas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui