$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE DEFEITOS NA TENSÃO DE RUPTURA EM TUBOS E UMA PROPOSTA DE REPARO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): AMAURI LOUZADA BASTOS
LEONARDO MOTTA CARNEIRO

Colaborador(es):  JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE - Orientador
RONALDO DOMINGUES VIEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 10332
Catalogação:  14/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10332@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10332

Resumo:
Este trabalho dá continuidade à tese de mestrado do aluno Marco Antonio P. Rosas pela PUC-Rio, que estudou a proposta de reparo em multicamadas metálicas coladas para dutos corroídos, e realiza um estudo dos efeitos de amassamentos na tensão de ruptura de dutos com uma proposta de reparo utilizando o mesmo método abordado na tese citada anteriormente. Rosas estudou reparos de aço carbono com de uma a quatro camadas coladas em dutos com uma simulação de corrosão efetuada por usinagem da parede do duto. Rosas também testou o método de reparo utilizando duas camadas do reparo com aço inox, onde foi obtido sucesso na recuperação das propriedades mecânicas do duto quanto à ruptura. No presente projeto, realizou-se um teste em um espécime tubular com o mesmo material e geometria empregada em, tendo sido este reparado com apenas uma camada de aço inox. Este espécime rompeu na região do defeito, suportando uma pressão igual a 11,4 MPa, maior do que a pressão de ruptura caso nenhum reparo fosse utilizado e, porém, menor que a pressão de rompimento do espécime, caso não houvesse defeito. Neste projeto também foram testados dois defeitos provocados por amassamentos. Os amassamentos foram feitos utilizando-se um cilindro para efetuar um amassamento transversal e outro longitudinal. O diâmetro do tubo foi reduzido com o objetivo de alcançar uma endentação residual de cerca 10% do diâmetro nominal. Os resultados encontrados com teste destrutivos para dutos com estes defeitos, reparados ou não por uma camada de aço inox, mostraram que os dutos com até este percentual de endentação residual, não apresentaram necessidade de serem reparados, se o enfoque for a resistência à ruptura por pressão interna. Entretanto, sabe-se da literatura pesquisada, que dutos com amassamentos têm uma menor vida à fadiga. Sugere-se então que estudos sejam feitos para determinar a resistência à fadiga de dutos reparados.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui