$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO MODELO DE BLACK AND SCHOLES PARA O APREÇAMENTO DE OPÇÕES NO MERCADO DA BOVESPA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARCEL SCHARTH FIGUEIREDO PINTO

Colaborador(es):  WALTER NOVAES FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 10325
Catalogação:  13/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10325@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10325

Resumo:
O presente trabalho possui dois objetivos. O primeiro deles é documentar quais ações compõem o mercado de opções de compra da Bolsa de Valores de São Paulo(Bovespa), caracterizando os volumes financeiros de negociação por parâmetros dos contratos como prazos de expiração e preços de exercício. O segundo objetivo é investigar a eficácia do modelo de Black and Scholes no apreçamento das opções observadas. Em particular, a análise busca determinar as tendências de sobre ou sub apreçamento do modelo de Black and Scholes na amostra, relacionando-as estatisticamente com fatores tais como liquidez, preços de exercício, riscos sistemáticos das ações e prazos de vencimento. O trabalho mostra que mais de 90% do mercado de opções é concentrado em apenas três ações no período em estudo, e que somente três contratos de opções representam 70% dos volumes diários das transações. Mais precisamente, a absoluta maioria dos negócios (mais de 85%) vem se consolidando nos últimos três anos em torno das ações da Telemar, que tornaram-se as mais líquidas do mercado à vista após a privatização da Telebrás. Mostra-se ainda que o mercado é constituído basicamente por opções que podem ser exercidas a qualquer momento (americanas) e com até sessenta dias corridos para o vencimento. O estudo está organizado da seguinte maneira. A seção seguinte apresenta descritivamente a base de dados utilizada, identificando as opções mais relevantes e o nível de liquidez do mercado em geral. A terceira parte destaca os aspectos teóricos mais importantes do modelo Black and Scholes, desempenhando uma primeira análise acerca das volatilidades implícitas das opções da Bovespa. A quarta seção discute a metodologia implementada para testar a eficácia do modelo de B&S na amostra, prosseguindo com a exposição e avaliação dos resultados obtidos. O capítulo final destina-se às conclusões do trabalho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui