$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DESIGN & EMOÇÃO: SOBRE A RELAÇÃO AFETIVA DAS PESSOAS COM OS OBJETOS USADOS PELA PRIMEIRA VEZ
Autor: CRISTIANE SCHIFELBEIN DE MENEZES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10319
Catalogação:  13/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10319

Resumo:
Esta dissertação se insere no campo do Design & Emoção. Seu tema é a relação afetiva que as pessoas estabelecem com os objetos e seu objetivo, estudar as experiências promovidas pelos objetos usados pela primeira vez. O método adotado para o desenvolvimento desta investigação foi o de entrevistas e conversas com pessoas de idades e origens distintas. Este estudo foi norteado pelo pensamento e pelas idéias de importantes autores do campo, como António Damásio e a idéia de que os objetos têm competência emocional e evocam emoção e sentimento; Donald Norman e os três aspectos do design: o design visceral, o design comportamental e o design reflexivo; Peter Stallybrass e sua reflexão sobre a vida social das coisas e sobre os objetos, onde imprimimos as nossas marcas e que carregam a nossa memória; e Patrick Jordan e a idéia de que os produtos podem proporcionar diversos prazeres: o físico, o social, o psicológico e o ideológico. A fim de contextualizar, enriquecer e ilustrar o pensamento destes autores, foram utilizados relatos dos entrevistados sobre suas experiências de uso de algo pela primeira vez. Este estudo foi motivado pela idéia de que o design é um processo intencional, e, assim sendo, é possível projetar objetos capazes de evocar sentimentos. Neste sentido, as conclusões gerais são que os objetos que usamos pela primeira vez inauguram e participam de importantes fases da vida e de rituais de passagem; nos apresentam novos universos; lembram pessoas; intermediam ações sociais; podem nos levar a adotar novos hábitos e condutas; e, ainda, evocam sentimentos como auto-dependência ou independência; estou crescendo ou estou podendo e incapacidade e exclusão.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui