$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O RENASCER DO SOL: POLÍTICA MONETÁRIA ECONOMIA DO JAPÃO
Autor: LUISA SHU KURIZKY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MONICA BAUMGARTEN DE BOLLE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10269
Catalogação:  08/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10269@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10269

Resumo:
No início dos anos 90 depois que a bolha dos ativos estourou, o Japão enfrentou um longo período de deflação, que levou a estagnação da economia. Um ciclo de declínio econômico, financeiro e político em 1990 que persistiu por duas décadas, denominadas de décadas perdidas. À medida que a deflação se aprofundava, as expectativas futuras de deflação se intensificavam. A política monetária atingiu a barreira do zero, e o Japão mergulhou em uma armadilha de liquidez. O Banco do Japão (BoJ) foi obrigado a buscar novos instrumentos para sair da crise e retomar o crescimento da economia. Implementou assim uma nova política sustentada por pilares pouco ortodoxos, o Quantitative Easing (QE), em março de 2001. Embora a implementação dessa inovadora política monetária tenha sofrido duras criticas ao longo do período, a economia que enfrentou quase 15 anos de recessão, recentemente vem dando sinais de recuperação, entrando no seu quinto ano de ciclo de crescimento. Baseado na premissa inicial de que essa política seria mantida até a inflação se apresentasse, o BoJ abandonou a política do QE, depois de três meses de taxa de inflação não negativa. Alterando sua meta de intervenções no mercado, das reservas em excesso da conta corrente dos bancos no BoJ, para uma taxa de juros de curto prazo, a uncollateralized overnight call rate. Entretanto, não abandonou a política de juros zero (ZIRP), anunciando que de fato encorajaria essa taxa a se manter zero, seguido por um período de ajuste que dependeria dos desenvolvimentos de atividade econômica e dos preços.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui