$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: O MERCADO DE CARBONO
Autor: MARIA STELLA BEZERRA DE MENESES WALTER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO BESSERMAN VIANNA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10260
Catalogação:  07/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10260@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10260

Resumo:
A teoria do Efeito Estufa causado pelas emissões antrópicas de dióxido de carbono (CO2) é, segundo Ausubel1, conhecida há mais de um século. Embora seja um problema potencial diagnosticado há muito tempo, somente em meados de 1960 incorporou a pauta dos especialistas em meio-ambiente. Poucos sabem que o Efeito Estufa é um processo natural e fundamental, pois faz com que a Terra retenha energia solar e permite que assim haja o desenvolvimento de vida na Terra. A ação do homem, porém, tem aumentado a emissão dos chamados Gases de Efeito Estufa (GEEs). Estes são: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), perfluorcarbonos (PFCs), hidrofluorcarbonos (HFCs) e hexafluoreto de enxofre (SF6). Estes gases, como o próprio nome que os define já diz, têm o poder de potencializar o Efeito Estufa. As principais atividades responsáveis pelo aumento da concentração destes gases na atmosfera terrestre são: queima de combustíveis fósseis e biomassa (CO2 e NO2), decomposição de matéria orgância (CH4) atividades industriais, refrigeração, uso de solventes (HFCs, SF6, PFCs) e uso de fertilizantes (N2O). A principal motivação deste trabalho é lançar luz sobre os temas acima citados, ainda pouco discutidos em nossa comunidade. Além disso, na atual conjuntura, mostrase indispensável pensar no que está por vir em 2010-2012 quando haverá uma nova rodada de negociações acerca das metas e papéis que os países do Anexo I (países desenvolvidos com meta) e Não Anexo I (países em desenvolvimento sem meta) têm no Protocolo de Quioto. Certamente, conseqüências advirão de uma provável pressão que se fará, em especial, sobre Brasil, China e Índia, países considerados em desenvolvimento (PEDs), grandes poluidores e que não têm metas de emissão de GEEs a cumprir. Como o mercado brasileiro reagirá se o Protocolo de Quioto deixar de ser uma potencial fonte de renda e passar a ser um fator de restrição para o desenvolvimento do Brasil? Para responder a esta pergunta, é preciso ter ciência do que se trata o chamado mercado de carbono e nada melhor do que começar a entender o que deu início a isto tudo: o aquecimento global.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui