$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS: UM CASO NA INDUSTRIA DE PETRÓLEO
Autor: NIVEA MARIA PEREIRA DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE ROBERTO GOMES DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10195
Catalogação:  27/07/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10195@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10195@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10195

Resumo:
A nova ordem econômica estabeleceu às empresas um novo patamar de competitividade, pelo qual elas estão obrigadas a acompanharem, sistematicamente, o sistema competitivo em que atuam, a fim de refinar seus processos de tomada de decisão e planejamento, reduzir riscos, incertezas, ameaças e aproveitar oportunidades. Um conceito cada vez mais utilizado com essa finalidade tem sido o de Inteligência Competitiva, um conjunto de ações e recursos que permite às empresas acumularem, em curto espaço de tempo, o máximo entendimento sobre a rapidez das mudanças do ambiente, gerando maior segurança ao executivo na hora de tomar uma decisão ou definir a estratégia mais adequada. Trata-se de um conceito ainda em evolução, pouco explorado pela Academia, mas que vem despertando cada vez mais interesse por parte das empresas. No sentido de entender como e por que uma empresa implanta unidades de Inteligência, conduziu-se um estudo de caso em uma empresa petrolífera, onde executivos envolvidos na implantação de tais unidades foram entrevistados para apontar aspectos e desafios, tais como: motivação para a Inteligência; posição hierárquica; foco; interface com outros processos; produtos de Inteligência; mobilização dos recursos humanos e outros. Na empresa, há várias unidades de Inteligência implantadas, a maioria localizada ao nível estratégico, com foco para questões estratégicas de longo prazo. Na prática, estão mais voltadas para o curto prazo, e não estão totalmente integradas aos outros processos, em parte, pela cultura, em parte, por reestruturações e mudanças na liderança, questões que têm influenciado de maneira distinta a continuidade dessas unidades na empresa.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
BIBLIOGRAFIA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui