$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: ANÁLISE DO PROCESSO DE DESLOCAMENTO DE LÍQUIDOS EM POÇOS COM EXCENTRICIDADE VARIÁVEL
Autor: BERNARDO BASTOS ALEXANDRE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCIO DA SILVEIRA CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10171
Catalogação:  24/07/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10171@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10171@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10171

Resumo:
Uma operação muito importante para a construção (perfuração) de um poço de petróleo e gás é a cimentação do anular formado entre o revestimento e a parede do poço. Para que esta operação seja bem sucedida, a lama (fluido de perfuração) deve ser completamente deslocada/removida do anular pela pasta de cimento que é bombeada para dentro do anular por dentro do próprio revestimento. A previsão do escoamento é fundamental para determinar a eficiência do processo e evitar operações secundarias de cimentação para correção (squeeze) que são caras e gastam tempo de perfuração. A modelagem teórica deste escoamento é extremamente complexa: o revestimento não é concêntrico, a excentricidade é variável ao longo do poço, a parede do poço pode não ter uma geometria cilíndrica, a inclinação do poço afeta o escoamento, os fluidos são não-newtonianos e o escoamento é extremamente afetado pela reologia da lama e da pasta de cimento. Para uma análise completa da situação é necessária a solução de equações tridimensionais que são extremamente complexas, além de apresentar alto custo computacional. Os modelos disponíveis na literatura levam em consideração o comportamento não-newtoniano dos fluidos, porém consideram a excentricidade constante ao longo do poço e escoamento completamente desenvolvido. Essa aproximação resulta em um modelo bidimensional que determina o campo de velocidades do escoamento. O modelo apresentado nesse trabalho considera a variação da excentricidade ao longo do comprimento do poço e a inclinação do poço, permitindo a modelagem de poços horizontais (direcionais). As equações tridimensionais que governam o escoamento são simplificadas a partir da teoria da lubrificação, resultando em uma equação diferencial bidimensional que descreve o campo de pressão. O método das diferenças finitas (diferença central) é utilizado para obter o campo de pressão. A partir do campo de pressão é possível encontrar o campo de velocidades ao longo do domínio e com isso avaliar o deslocamento da lama (fluido de perfuração) no anular ao longo do tempo explicitamente.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui