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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INGLÊS É ACESSÓRIO? PRECONCEITO INTERDISCIPLINAR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO Autor: ALEXANDRA SIMOES ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10130
Catalogação: 16/07/2007 Liberação: 16/07/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10130&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10130&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10130
Resumo:
Título: INGLÊS É ACESSÓRIO? PRECONCEITO INTERDISCIPLINAR EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO Autor: ALEXANDRA SIMOES ANDRADE
Nº do Conteudo: 10130
Catalogação: 16/07/2007 Liberação: 16/07/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10130&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10130&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10130
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo estudar as vozes
dialógicas envolvidas no
contexto de uma Escola Estadual do Rio de Janeiro em busca
de traços que
indiquem a existência de possível preconceito em relação
ao ensino/aprendizagem
de inglês como Língua Estrangeira. As noções de
dialogismo, enunciado,
polifonia e voz de Bakhtin ([1977] 2004; [1979] 2003) e de
representação de
(Bruner, 1996; Celani, 1984; Celani e Magalhães, 2002;
Giroux, 1992) permeiam
a análise dessas vozes. A investigação realizou-se através
de notas de campo
geradas dentro da escola pesquisada, de entrevista com uma
das professoras de
inglês da escola, da análise dos textos dos Parâmetros
Curriculares Nacionais do
3º e 4º ciclos para Língua Estrangeira (PCN-LE; 1998) e da
Reorientação
Curricular realizada pela Secretaria de Estado de Educação
do Rio de Janeiro
(2005) buscando-se encontrar, neles ou através deles,
vozes conflitantes,
possivelmente geradoras de preconceito interdisciplinar na
área pesquisada.
Diante de um corredor de vozes formado a partir dos dados
gerados, percebeu-se
como o enunciado de uma voz reflete o enunciado de outra,
assim como a voz da
pesquisadora entrelaça-se às outras que ecoam
simultaneamente. O confronto de
todas as vozes ouvidas aponta um preconceito existente não
apenas ao
ensino/aprendizagem de língua inglesa na rede Estadual,
mas à Língua Estrangeira
em geral. As representações de professores encontradas nos
Parâmetros, na
Reorientação e na entrevista com a professora refletem a
necessidade do professor
de línguas em constituir-se como um profissional
responsável por sua formação
contínua. A ausência desta pode gerar, no universo escolar
e naqueles que dele
participam direta ou indiretamente, atitudes
preconceituosas relacionadas ao
ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira na
rede oficial.