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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EMOÇÕES, EXPRESSÕES, ARTES E ONTOLOGIA(S) NUMA REDE INDISCIPLINADA: INTERTEXTUALIDADES E HIPERMEDIAÇÕES DA CORPOREIDADE, DE UM FILME, UM LIVRO, UM QUADRO CHAMADOS MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA Autor: SHEYLA RODRIGUES DE ALMEIDA MAY
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10102
Catalogação: 03/07/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10102@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10102@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10102
Resumo:
Título: EMOÇÕES, EXPRESSÕES, ARTES E ONTOLOGIA(S) NUMA REDE INDISCIPLINADA: INTERTEXTUALIDADES E HIPERMEDIAÇÕES DA CORPOREIDADE, DE UM FILME, UM LIVRO, UM QUADRO CHAMADOS MOÇA COM BRINCO DE PÉROLA Autor: SHEYLA RODRIGUES DE ALMEIDA MAY
Nº do Conteudo: 10102
Catalogação: 03/07/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10102@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10102@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10102
Resumo:
Como um observador da era da mídia de convergência pode
lançar seu
olhar sobre objetos das antigas mídias (quadro livro,
filme) e da sua mídia
primária (corpo)? O argumento inicial da tese é que o
interesse do pesquisador
contemporâneo em conhecer os aspectos técnico-cognitivos
envolvidos na
produção e na apreensão da expressividade emocional
corpórea nos processos de
interação cotidianos e em sua figuração em artes
analógicas, quando submetido às
malhas da www, termina por ser redirecionado para conteúdos
relacionados às
novas tecnologias, como: ciborgue, mídia digital, realidade
virtual imersiva,
telepresença, etc. Neste sentido, concluímos que a
literacidade contemporânea
está comprometida com dispositivos que alteram
profundamente suas bases
operacionais vigentes na leitura do texto estático. Os
dispositivos eletrônicos de
interação com os textos digitais sobrepõem, à virtualidade
filosófica das
intertextualidades, uma materialidade digital em que a
hipertextualidade é
compulsória e marcada por sinais convencionais: os links
(conexões entre
elementos de conteúdo) que são dispositivos imateriais
programados pela
engenharia de software e materializados em comandos
eletrônicos para viabilizar
o tráfego na rede mundial de informação, bem como em
qualquer
hiperdocumento; e são representados pelo sinal (>),
inserindo um elemento novo
no sistema de pontuação, i.e., de marcação da relação entre
termos arrumados
em seqüência. Além disto, à diferença da simples
transferência de suporte (de fita
magnética para DVD, ou de papel para tela e píxel) as
linguagens numéricas não
apenas transcodificam e emulam, mas também metacodificam e,
assim,
transformam o simples usuário (-leitor) em um provável
agente de intervenção em
dispositivos programáticos. O observador contemporâneo,
portanto, só pode
lançar seu olhar: sobre a rede, e mediado por ela - a www
ou rede mundial de
informação -, passar a conhecer os dispositivos
operacionais que tecem suas
malhas para navegar, ou então, enredar-se nelas. Que lugar,
então, pode ter um
crítico da leitura não socializado com os processos
imateriais que passam a reger a
escritura? As relações entre os Estudos da Comunicação, a
Teoria Cibernética, o
Colégio Invisível, a Filosofia Pós-Estruturalista francesa
(especialmente a
Desconstrução), e as Neurociências Cognitivas e do
Comportamento fornecem as
conexões que nos auxiliam a ensaiar a configuração de um
objeto estético
compatível com estas reflexões.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |