$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: UM FRAMEWORK DE APLICAÇÕES PARA A WEB SEMÂNTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEONARDO MAGELA CUNHA

Colaborador(es):  CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador
Número do Conteúdo: 10084
Catalogação:  26/06/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10084@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10084@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10084

Resumo:
Até alguns anos atrás, a Web disseminava principalmente documentos. Com o advento das aplicações Web, as organizações puderam disponibilizar informações que estavam em seus bancos de dados e sistemas legados. Entretanto, a comunicação entre estas aplicações ou com aplicações de usuários finais, às vezes, não era possível devido a diferenças no formato de representação dos dados. O desenvolvimento de padrões (standards) e o uso da eXtensible Markup Language (XML) resolveram muitos destes problemas. Apesar das soluções desenvolvidas serem somente sintáticas elas funcionam em muitos casos, como por exemplo, na interoperabilidade de esquemas em sistemas bussiness to bussiness de e-commerce. Entretanto, a falta do aspecto semântico impossibilitou que as aplicações fizessem mais uso dos dados ou os utilizassem de forma mais inteligente. A idéia da Web Semântica é definir explicitamente o significado dos dados que se encontram na Web. Com isso, esperam-se aplicações capazes de entender o que significam os dados. E uma vez que estas aplicações entendam os dados, elas possibilitarão que os usuários utilizem essa nova Web dirigida a dados para facilitar as suas tarefas rotineiras. Esta tese propõe um framework para o desenvolvimento de aplicações para a Web Semântica. Considerando o que foi descrito no parágrafo anterior, o número de aplicações que podem ser construídas é quase infinito. Portanto, nós nos restringimos a observar as aplicações que tem por objetivo solucionar o problema apresentado pelo Semantic Web Challenge; e propor um framework que represente estas soluções. O Challenge tem como principal finalidade demonstrar como as aplicações podem atrair e beneficiar o usuário final através do uso das técnicas da Web Semântica. Conseqüentemente, nossa intenção é possibilitar que o desenvolvedor de aplicações possa atingir essa atração e benefícios, através do uso das técnicas de Web Semântica e de Engenharia de Software, utilizando um framework para o desenvolvimento das aplicações.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, ANEXOS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui