XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TEXTO E IMAGEM: UM OLHAR SOBRE O LIVRO INFANTIL CONTEMPORANEO Autor: BARBARA JANE NECYK
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO CIPINIUK - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10052
Catalogação: 13/06/2007 Liberação: 13/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10052
Resumo:
Título: TEXTO E IMAGEM: UM OLHAR SOBRE O LIVRO INFANTIL CONTEMPORANEO Autor: BARBARA JANE NECYK
Nº do Conteudo: 10052
Catalogação: 13/06/2007 Liberação: 13/06/2007 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10052@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10052
Resumo:
A literatura infantil origina-se de uma tradição oral que,
adaptada ao
suporte impresso, ganha concretude na forma de texto. A
ilustração é
incorporada ao texto com o qual estabelece inicialmente
uma relação de
subordinação. O livro infantil contemporâneo conta
histórias, e estas ficções são
muito baseadas na informação pictórica, na ilustração.
Semelhante constatação
nos leva a perguntar qual a função da ilustração no livro
infantil contemporâneo e
como este se relaciona com o texto. A presente pesquisa
procura encontrar
parâmetros para análise das diferentes possibilidades de
condução da narrativa
do livro infantil, efetuada por texto e imagem. Nesta
dissertação, a relação entre
texto e imagem no livro infantil é abordada de distintas
maneiras, e uma tipologia
dessa relação narrativa é criada para melhor poder analisá-
la. Observa-se que,
ao trabalhar de forma narrativa, a ilustração aplicada ao
livro infantil tende a
compor com o texto um sistema de imbricações recíprocas na
construção da
narrativa verbo-visual. O modo de leitura do livro
infantil contemporâneo se faz
distinto em relação aos outros tipos de edições
ilustradas. Em suma, vamos
analisar como a ilustração - pertencente às artes do
espaço - se relaciona com
o texto - pertencente às artes do tempo - num contexto
narrativo. O estudo
dessa relação visa buscar melhor compreensão dos processos
de produção,
mediação e recepção dos livros infantis, com o objetivo de
contribuir para a
ampliação do conhecimento do campo do design.