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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FORMANDO SUJEITOS: AS ALIANÇAS ENTRE O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS Autor: CINTHIA MONTEIRO DE ARAUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 9211
Catalogação: 30/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9211@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9211@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9211
Resumo:
Título: FORMANDO SUJEITOS: AS ALIANÇAS ENTRE O ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS Autor: CINTHIA MONTEIRO DE ARAUJO
Nº do Conteudo: 9211
Catalogação: 30/10/2006 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9211@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9211@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9211
Resumo:
Nas últimas décadas do século XX os Direitos Humanos se
afirmaram como um tema global. Esse contexto tem
favorecido a construção de alguns consensos, dentre eles a
consolidação da Democracia como um dos princípios
imprescindíveis para a plena realização dos Direitos
Humanos. Neste âmbito a educação em Direitos Humanos
aparece como uma proposta defendida pelos organismos
multilaterais a partir da identificação da necessidade de
realização de ações educativas sistemáticas na direção da
promoção dos próprios direitos. A pesquisa apresentada
pretende reafirmar as relações entre Direitos Humanos,
Educação e Democracia através da busca das possíveis
alianças entre a educação em Direitos Humanos e o ensino
de História, defendendo este como lugar privilegiado para
a realização de uma prática emancipatória. Para isso foram
entrevistados quinze professores de História da rede
municipal de ensino do Rio de Janeiro que atuam em turmas
de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental. As entrevistas
tinham por objetivo identificar e analisar suas concepções
sobre a educação e o ensino de história e as relações
estabelecidas com a educação em Direitos Humanos. Os
resultados apontam para a existência de um amplo espaço de
potencialidades, mas a efetiva realização dessas alianças
exige um movimento de aproximação e diálogo entre o campo
da educação e os Direitos Humanos.