$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: A VIRTUDE ESTÁ NO MEIO: RELAÇÕES ENTRE MEDITAÇÃO, REGULAÇÃO EMOCIONAL E BEM ESTAR SUBJETIVO
Autor: ANA PAULA DE CAMPOS BRAZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JEAN CARLOS NATIVIDADE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72091
Catalogação:  02/08/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72091&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72091

Resumo:
Diversos estudos investigam as relações entre práticas de meditação e bem estar psicológico e subjetivo. Os benefícios das práticas de meditação para a saúde cada vez mais vêm despertando o interesse da comunidade científica. Este estudo teve por objetivo investigar diferenças no bem-estar subjetivo, regulação emocional entre praticantes e não praticantes de meditação do tipo passivo, controlando-se o efeito da personalidade. Participaram 221 indivíduos com média de idade de 44,8 anos, de todas as regiões do Brasil. Utilizou-se um questionário um questionário on-line, contendo perguntas sociodemográficas, Escala de Afetos Positivos e Afetos Negativos (PANAS; Watson e Clark, 1994), Escala de Satisfação de Vida (Pavot e Diener, 1993; adaptado para o português por Hutz, Zanon e Bardagi, 2014), Escala Reduzida de Descritores de Personalidade - Red 5 (Natividade, J. C., e Hutz, C. S. 2015), Questionário de Regulação Emocional J. Gross & O. John (2003), adaptado para a População Brasileira por Boian et al. (2009). Os resultados mostraram que indivíduos que praticam meditação apresentam menores níveis de afetos negativos, regulação emocional correlaciona-se positivamente com o bem estar subjetivo, observou-se ainda, um efeito significativo nos níveis de afetos negativos entre praticantes e não praticantes após controlar o fator neuroticismo, assim como nos níveis do fator reavaliação em RE entre praticantes e não praticantes controlando-se o fator neuroticismo. Conclui-se que os efeitos da prática de meditação podem ser de fato benéficos para as pessoas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui