$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MECANISMOS DE DEPOSIÇÃO DE UM MODELO DE DEPOSIÇÃO DE PARAFINA QUASE-1D
Autor: SAMUEL NASCIMENTO CÂNDIDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANGELA OURIVIO NIECKELE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 72081
Catalogação:  01/08/2025 Liberação: 25/07/2026 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72081&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=72081&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.72081

Resumo:
Reduzir as emissões de gases de efeito estufa em setores de difícil descarbonização, como a indústria do petróleo, é um grande desafio da transição energética. Um caminho promissor nessa direção é aumentar a eficiência energética dos processos de produção. Na indústria de óleo e gás, a formação e o crescimento recorrentes de depósitos de parafina sobre as paredes internas de dutos podem reduzir substancialmente a eficiência energética do processo de transporte de petróleo. Diversos estudos têm sido conduzidos para modelar e predizer acuradamente a deposição de parafina, com o objetivo de melhorar o projeto de sistemas de dutos e otimizar operações de remoção de depósito. Entretanto, um critério de deposição inequívoco ainda é um problema em aberto. Um modelo de predição Newtoniano que define a espessura do depósito por meio da difusão molecular de parafina através da interface do depósito ou de um limiar empírico de saturação de sólidos é frequentemente empregado. Avanços recentes indicam que o comportamento não-Newtoniano do óleo deve ser considerado como um mecanismo de deposição. Uma vez que a indústria de óleo e gás usa dutos longos e necessita de predições rápidas, modelos de predição simplificados e acurados são muito requisitados. Nesse contexto, o presente trabalho desenvolve um modelo de predição de deposição de parafina quase-1D acoplado a um modelo termodinâmico robusto. A reologia do óleo pode ser modelada como Newtoniana ou não-Newtoniana. Adicionalmente, a difusão molecular é considerada. Os campos de velocidade e pressão são 1D, enquanto os campos de temperatura e concentração de parafina dissolvida são 2D unidirecionais, significando que eles são determinados marchando ao longo do comprimento do duto. A malha é dinâmica, adaptando-se ao movimento da interface do depósito. As propriedades termodinâmicas (saturação de sólidos incluída) são obtidas a partir de uma tabela de consulta construída pelo modelo termodinâmico em um estágio de pré-processamento. O desempenho preditivo de diferentes modelos de deposição é comparado com dados experimentais e numéricos de casos com variadas condições de operação. Os modelos não-Newtoniano e Newtoniano apresentaram bons resultados para maiores forças motrizes térmicas. O modelo Newtoniano foi mais dependente da curva de solubilidade de parafina. O modelo de difusão molecular apresentou bons resultados para forças motrizes térmicas menores ou maior número de Reynolds. Esses resultados são mais uma indicação de que o fenômeno de deposição de parafina não é governado por um único mecanismo de deposição.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui