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Título: INFLUÊNCIA DE CRIADORES DE CONTEÚDO NA PERCEPÇÃO DE MARCA PELO CONSUMIDOR BRASILEIRO
Autor: JULIA PORTO VENTURINI DE REZENDE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCUS WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 71701
Catalogação:  18/07/2025 Liberação: 18/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71701&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71701

Resumo:
Este trabalho investiga a influência de criadores de conteúdo e celebridades na atitude de marca pelo consumidor brasileiro, analisando como a reputação prévia de ambos os envolvidos e o nível de relação entre eles afeta os resultados de campanhas publicitárias. Com base em estudos de caso fictícios envolvendo figuras públicas como Neymar e Ivete Sangalo, foram avaliadas situações positivas e negativas para compreender os efeitos da associação de imagem. Os resultados demonstram que marcas fortes tendem a manter sua reputação mesmo ao se associarem com figuras polêmicas, enquanto personalidades com imagem positiva podem ser impactadas negativamente ao se vincularem a marcas fragilizadas. A pesquisa fundamenta-se em autores como Aaker (1991), Keller (2002) e Kotler (2012), abordando conceitos como brand equity, força da marca e atitude do consumidor. Conclui-se que parcerias comerciais autênticas e alinhamento de valores são essenciais para o sucesso nas estratégias de marketing para a marca.

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