XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O IMPACTO DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR Autor: AMANDA SA DE LIMA JESUS
BEATRIZ SOUZA DE CARVALHO
GIOVANNA PAVAN DA SILVA
THIAGO HENRIQUE BARBA
IGOR APARECIDO DE ANDRADE
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 71362
Catalogação: 30/06/2025 Liberação: 30/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71362&idi=1
Resumo:
Título: O IMPACTO DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR Autor: AMANDA SA DE LIMA JESUS
Nº do Conteudo: 71362
Catalogação: 30/06/2025 Liberação: 30/07/2025 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71362&idi=1
Resumo:
A presente pesquisa bibliográfica tem por objetivo
analisar os impactos ocasionados pela pandemia da COVID-19
no desenvolvimento sociopsicomotor de crianças em idade
escolar, considerando as implicações do distanciamento social, da
suspensão das atividades presenciais e da adoção do ensino
remoto na Educação Básica. Os estudos revisados indicam que,
na ausência do convívio escolar e do acompanhamento
sistemático por parte de profissionais da educação, diversas
habilidades não foram plenamente desenvolvidas,
comprometendo aspectos essenciais do desenvolvimento infantil.
A vivência escolar, fundamental para a socialização e o
amadurecimento psicomotor, foi significativamente prejudicada
nesse contexto. Diante desse cenário, esta investigação propõe
estratégias de intervenção voltadas à promoção da ressocialização
discente no ambiente escolar, com ênfase em práticas lúdicas e
jogos cooperativos. Tais ações, quando integradas entre
pedagogos e profissionais de educação física, podem contribuir
de forma efetiva para a recuperação das competências
socioemocionais e psicomotoras afetadas durante o período
pandêmico.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |