$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA A PRÁTICA DE LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR
Autor: ALESSANDRO MESSIAS
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 71211
Catalogação:  24/06/2025 Liberação: 29/07/2025 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=71211&idi=1

Resumo:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o conceito de leitura; observando o ponto de partida desenvolvido pela escola e traçando algumas alternativas e sugestões no que diz respeito a formação do leitor. Para tanto, deve-se pontuar que, para que as práticas de leitura sejam apresentadas e compreendidas de forma efetiva, o artigo propõe estabelecer a concepção de alfabetização e letramento como conceitos constitutivos e fundamentais na engrenagem envolvida da formação leitora.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui