$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: EFEITOS DA LIDERANÇA SERVIDORA E SEU IMPACTO NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO E NA INTEGRAÇÃO AO TRABALHO NO METRÔ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor: JAERCIO FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 67771
Catalogação:  29/08/2024 Liberação: 29/08/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67771&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67771&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67771

Resumo:
Nas organizações modernas, a liderança servidora tem emergido como um estilo de liderança útil e influente. Este estilo se concentra no crescimento e no bemestar dos funcionários, e tem se destacado na literatura acadêmica por sua capacidade de afetar positivamente várias facetas do ambiente de trabalho. Nessa abordagem, os líderes não apenas buscam alcançar os objetivos organizacionais, mas também estão profundamente comprometidos com o crescimento e a satisfação dos funcionários de sua equipe. Dadas essas premissas, esta pesquisa investiga se a liderança servidora está associada com a satisfação no trabalho e integração ao trabalho de colaboradores do Metrô do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o estudo avalia o efeito moderador do neuroticismo, um traço de personalidade dos liderados, nessas relações. Para alcançar esses objetivos, foi realizado um levantamento quantitativo junto a 251 colaboradores, produzindo dados que foram posteriormente analisados através de regressão multivariada. Os resultados confirmam as hipóteses de que a liderança servidora e satisfação no trabalho estão positivamente relacionadas com a integração ao trabalho. Estas relações se dão de forma independente do neuroticismo dos liderados. Os resultados sugerem que a liderança servidora parece ser um meio efetivo para aumentar a satisfação no trabalho, e assim se apresenta como um mecanismo estratégico para aumentar a integração no trabalho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui