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Título: OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 À SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autor: JESSE RAY MENDES COSTA
MARINA SILVA BATISTA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 67371
Catalogação:  18/07/2024 Liberação: 08/08/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67371&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.67371

Resumo:
Alguns profissionais parecem ter maior predisposição ao estresse, devido aos encargos e responsabilidades que lhes são inerentes. Assim, o presente estudo objetivou investigar na literatura os impactos à saúde mental dos professores de Ensino Fundamental durante e após a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, oriundo do mapeamento de pesquisas publicadas na área da educação e saúde nos últimos quatro anos. Foram identificados 34 trabalhos que estavam de acordo com o tema desta pesquisa e apenas 9 selecionados para análise. Constatamos que os sentimentos de desânimo, medo, insegurança, ansiedade, depressão, vulnerabilidade, irritação e fracasso foram recorrentemente citados pelos docentes investigados, comprovando que a pandemia os marcou de uma forma bastante negativa. Diante disto, o apoio profissional, as mudanças no sistema educacional e a conscientização da necessidade de proteção à saúde mental dos educadores são demandas urgentes que precisam ser amparadas.

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