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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR DO TEOREMA DE DESARGUES Autor: FELIPE ASSIS DA COSTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCOS CRAIZER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66805
Catalogação: 23/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66805@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66805@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66805
Resumo:
Título: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR DO TEOREMA DE DESARGUES Autor: FELIPE ASSIS DA COSTA
Nº do Conteudo: 66805
Catalogação: 23/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66805@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66805@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66805
Resumo:
A presente dissertação analisa a relação interdisciplinar entre a matemática e
as artes, dando especial destaque ao Teorema de Desargues como uma ponte entre
estas áreas. Destaca-se a importância atual da interdisciplinaridade na educação,
embasada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que dá destaque à
integração de tecnologia e conhecimento em múltiplas áreas do currículo escolar.
O Teorema de Desargues é abordado como um conceito que rompe os limites da
matemática, alcançando também os campos da arte e da tecnologia. A Geometria
Projetiva é contextualizada historicamente, apresentando seus primeiros passos e
progresso ao longo do tempo. Revela Girard Desargues como um como precursor
de ideias nesse contexto, contribuindo tanto para o avanço da matemática quanto
para a expressão artística. A dissertação enfatiza a aplicação prática do Teorema de
Desargues no contexto educacional, propondo atividades significativas e atrativas
para os alunos no contexto escolar. Apresenta o produto educacional desenvolvido
pelos autores como uma fonte valiosa de sugestões para educadores que pretendem
se dedicar à interdisciplinaridade. A dissertação promove uma abordagem
educacional que estimula o diálogo entre disciplinas, destacando a conexão entre
matemática, geometria projetiva, arte e tecnologia, para isso utiliza o Teorema de
Desargues desempenhando um papel central nesse processo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |