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Título: PRÁTICAS E INTERAÇÕES NOS PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID: ATORES NÃO PREVISTOS NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA
Autor: MARIA EDUARDA DA CUNHA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA - ORIENTADOR
JULIANA CRISTINA ARAUJO DO N COCK - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 66779
Catalogação:  20/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66779@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66779@2

Resumo:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das ações da CAPES para o aperfeiçoamento da formação docente no Brasil. Em suas normativas, o Programa define a articulação entre IES e escolas públicas de Educação Básica por meio da inserção do licenciando no cotidiano do seu futuro ambiente de trabalho, prevendo esse agente como o principal beneficiário da política. No entanto, a implementação do Programa depende de determinadas práticas e interações, o que causa consequências que não foram previstas na formulação. Nesse sentido, esta dissertação, sob o modelo bottom-up de análise de políticas, investiga se o aluno da escola-campo em que se implementa um PIBID pode também ser considerado um beneficiário da política. Para isso, escolheu-se o Subprojeto de Matemática do PIBID da Universidade Federal Fluminense no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF), regulamentado pelo Edital número 23/2022. Com os objetivos de mapear percepções sobre práticas e interações na implementação desse Subprojeto e de depreender se há benefícios ou sanções para alunos da escola, foram realizadas análises documentais, observações e entrevistas. A partir da análise do conteúdo, devido a especificidades do COLUNI-UFF, resultam a interpretação da contribuição dos Bolsistas de Iniciação à Docência em relação aos aprendizados e às vivências escolares dos alunos da escola e ainda a identificação de novos agentes não previstos no Programa. Por fim, conclui-se que os Pibidianos, dentro do contexto do COLUNI, compartilham benefícios advindos do Programa com os estudantes da escola.

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