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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PRÁTICAS E INTERAÇÕES NOS PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID: ATORES NÃO PREVISTOS NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA Autor: MARIA EDUARDA DA CUNHA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA - ORIENTADOR
JULIANA CRISTINA ARAUJO DO N COCK - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66779
Catalogação: 20/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66779@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66779@2
Resumo:
Título: PRÁTICAS E INTERAÇÕES NOS PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO PIBID: ATORES NÃO PREVISTOS NA FORMULAÇÃO DA POLÍTICA Autor: MARIA EDUARDA DA CUNHA SILVA
JULIANA CRISTINA ARAUJO DO N COCK - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66779
Catalogação: 20/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66779@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66779@2
Resumo:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das
ações da CAPES para o aperfeiçoamento da formação docente no Brasil. Em suas
normativas, o Programa define a articulação entre IES e escolas públicas de
Educação Básica por meio da inserção do licenciando no cotidiano do seu futuro
ambiente de trabalho, prevendo esse agente como o principal beneficiário da
política. No entanto, a implementação do Programa depende de determinadas
práticas e interações, o que causa consequências que não foram previstas na
formulação. Nesse sentido, esta dissertação, sob o modelo bottom-up de análise de
políticas, investiga se o aluno da escola-campo em que se implementa um PIBID
pode também ser considerado um beneficiário da política. Para isso, escolheu-se o
Subprojeto de Matemática do PIBID da Universidade Federal Fluminense no
Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF), regulamentado pelo Edital
número 23/2022. Com os objetivos de mapear percepções sobre práticas e interações na
implementação desse Subprojeto e de depreender se há benefícios ou sanções para
alunos da escola, foram realizadas análises documentais, observações e entrevistas.
A partir da análise do conteúdo, devido a especificidades do COLUNI-UFF,
resultam a interpretação da contribuição dos Bolsistas de Iniciação à Docência em
relação aos aprendizados e às vivências escolares dos alunos da escola e ainda a
identificação de novos agentes não previstos no Programa. Por fim, conclui-se que
os Pibidianos, dentro do contexto do COLUNI, compartilham benefícios advindos
do Programa com os estudantes da escola.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |