XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A QUESTÃO JUVENIL E A ESCOLA NO CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO Autor: MARIANA JUNQUEIRA CAMASMIE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66775
Catalogação: 20/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775@2
Resumo:
Título: A QUESTÃO JUVENIL E A ESCOLA NO CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO Autor: MARIANA JUNQUEIRA CAMASMIE
Nº do Conteudo: 66775
Catalogação: 20/05/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66775@2
Resumo:
A tese se propõe a discutir a emergência dos jovens de classes populares
escolarizados na cena internacional e brasileira, assumindo que a questão juvenil
foi amplamente transformada com a ampliação do acesso às escolas públicas de
ensino médio, nos EUA e Europa a partir dos anos de 1950 e no Brasil a partir dos
anos de 1990. Nesse sentido, nossa discussão pretende enfrentar o debate sobre
como as novas juventudes populares e periféricas, e novos espaços de conflitos e
de afirmação de direitos que são as escolas públicas ganham centralidade. Para
tanto, nosso trabalho assume que, ao longo desse período, experimentamos um
intenso debate sobre o lugar e o sentido da juventude na vida de um país que ainda
experimenta um processo de democratização que também se materializa na
própria democratização do acesso à fruição da juventude. A fim de explorar
empiricamente essa questão elegemos quatro momentos como especialmente
importantes que se deram entre os anos 2000 e 2017: as Conferências Nacionais
da Juventude, as Jornadas de junho de 2013, o Movimento de Ocupação das
Escolas, e o debate que deságua na Reforma do Ensino Médio e na Lei do Novo
EM. Por outro lado, procuramos articular essa análise empírica com um debate
teórico que pensa a questão juvenil e sua relação com a escola, bem como sua
presença como protagonista de ativismos e movimentos sociais; e de outro lado, o
debate sobre a escola de ensino médio como um local de disputas políticas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |