$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PELO MAR DAS CAGARRAS: JOGO DIDÁTICO SOBRE BENTOS E NÉCTONS DO MONUMENTO NATURAL DO ARQUIPÉLAGO DAS ILHAS CAGARRAS
Autor: ANA PAULA DE ASSIS GOMES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LELIS ANTONIO CARLOS JUNIOR - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66734
Catalogação:  15/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66734@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66734@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66734

Resumo:
O ensino de Biologia trata de diversos conteúdos importantes para a formação do cidadão e seu entendimento sobre o mundo em que vive. Entretanto, alguns conhecimentos são abstratos e visam somente a memorização de conceitos e processos, como o ensino da diversidade dos seres vivos. As metodologias em que o aluno é apenas um ouvinte dentro de sala de aula, sem interagir com a classe e o professor, o torna passivo no seu próprio processo de aprendizagem. De forma alternativa, o jogo didático é uma metodologia ativa e lúdica que faz com que o aluno participe e desenvolva diversas habilidades e competências socioemocionais e cognitivas. No estudo da diversidade biológica, é importante que o conhecimento seja ressignificado aos ambientes que cercam o aluno. O Rio de Janeiro possui muitos ambientes e belezas naturais, então, é preciso que os organismos estudados sejam, se possível, relacionados à esses locais, como o Monumento Natural do Arquipélago das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras), unidade de conservação localizada a 5 km da Praia de Ipanema, RJ. Assim, este trabalho tem o objetivo de elaborar um jogo didático para turmas 2 ano do Ensino Médio intitulado de Pelo mar das Cagarras sobre biodiversidade marinha bentônica e nectônica presente no MONA Cagarras. O jogo é baseado no Jogo do Mico e possui adaptações, como as cartas do tipo desafio com questões sobre ecologia, características corporais, evolução e impactos ambientais. Também foi desenvolvido um plano de aula destinado aos professores para a aplicação do jogo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui