$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: FATORES INTERVENIENTES NA QUALIDADE DA GESTÃO DE RISCOS EM ESTRUTURAS HOSPITALARES: PERCEPÇÃO DE GESTORES DE OPERAÇÕES
Autor: RITA DE CASSIA NASCIMENTO GAUDENCIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66707
Catalogação:  14/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66707@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66707@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66707

Resumo:
O setor de saúde, mais especificamente o ambiente hospitalar, pode ser classificado como um dos cenários de maior complexidade, no que se refere à cuidados com a saúde humana e a interface com outras aspectos indissociáveis para a execução de sua atividade-fim, como a arquitetura, os processos de gestão e monitoramento das condições ideais. Riscos de falhas e acidentes são inerentes a todo o processo do cuidado e existem alguns fatores que aumentam a probabilidade das falhas: a gravidade de doenças e estado do paciente; a tecnologia utilizada e seus mecanismos; o volume de atendimentos concorrendo com a atenção dos prestadores de cuidado; a velocidade com que as decisões precisam ser tomadas. Acidentes com ambiente, que promovam interrupções parciais ou definitivas e, em pior grau, danos ao paciente ou a população circulante, em um hospital, são lamentáveis e indesejáveis. No entanto, podem estar relacionados diretamente à assistência ao paciente, com os riscos com a terapêutica, com equipamentos e insumos ou ainda, com temas relacionados à infraestrutura (sistemas elétricos, sistemas de gases medicinais, sistemas de climatização, entre outros). O maior ou menor grau de vulnerabilidade de todo o sistema funcionante depende de como o tratamos, como o planejamos e o controlamos. Com metodologia de análise de conteúdo, as experiências de gestores da área de operações hospitalares formam a escolha do presente estudo, com representantes do segmento privado de grandes grupos de saúde do Brasil. Identificar os fatores intervenientes que afetam a gestão dos riscos, em especial, os estruturais, em hospitais, foi o objetivo do estudo. Destaque para a ótica do gestor de operações que faz parte da execução das atividades que permitem que o cotidiano aconteça, mas que não deve dissociar-se do planejamento de todo o mecanismo de funcionamento e estratégia de crescimento do negócio. Os registros provocaram nos próprios gestores, uma avidez por transformações a partir das oportunidades identificadas, com mais conexão com a gestão de riscos e suas derivações e aplicabilidades que afetam direta ou indiretamente toda a administração hospitalar, fomentando interesse por conhecimento e a expectativa de práticas mais seguras.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui