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Título: ESTROFES DE HISTÓRIA: SABERES HISTÓRICOS E HISTÓRICOS SABERES NA CONSTRUÇÃO DO LETRAMENTO HISTÓRICO
Autor: ADRIANA DA SILVA SERAFIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 66705
Catalogação:  14/05/2024 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66705@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66705@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66705

Resumo:
Esta dissertação consiste num relato reflexivo e analítico de atividades pedagógicas desenvolvidas em aulas de história denominadas: Estrofes de História. As experiências ocorreram com turmas do nono ano da rede municipal do Rio de Janeiro, em escolas situadas no bairro de Santa Cruz, nos anos de 2018, 2019 e 2021. Ao constatar que o aprendizado de história nas escolas públicas ainda enfrenta grandes desafios, diante do fato de que parte significante dos estudantes não entendem o que leem, buscou-se explorar maneiras de trabalhar o conteúdo curricular de forma a desenvolver em relação a este uma memória positiva, favorecer sua compreensão e avaliar sua assimilação, utilizando a música. O samba é empregado, sobretudo, como estímulo a criatividade e a escrita discentes. Tomando por inspiração versos de improviso do partido-alto, uma das matrizes do samba no Rio de Janeiro, foi desenvolvida uma proposta didática na qual os/as estudantes são desafiados a compor quadras de verso a partir do conteúdo estudado. Compreende-se esse exercício como uma forma de letramento histórico e de estímulo à escrita utilizando elementos que fazem parte do cotidiano dos/das alunos/as. O diálogo entre os saberes históricos, como a agilidade de improvisar versos, característicos das manifestações culturais populares, e os históricos saberes, ou conteúdos formais, no espaço escolar, valoriza o conhecimento dos alunos, estimula o interesse e o prazer em estudar, além de agregar experiências distintas. Esse movimento contribui para tornar docentes e discentes compositores e/ou autores da aula de história como música ou como texto.

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