XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AGILE TEACHING METHODOLOGY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE MOBILE INFORMATION AGE Autor: FABIANA PRADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ADVISOR
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 66600
Catalogação: 07/05/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66600
Resumo:
Título: AGILE TEACHING METHODOLOGY: A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE MOBILE INFORMATION AGE Autor: FABIANA PRADO
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 66600
Catalogação: 07/05/2024 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=66600@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66600
Resumo:
The present research deals with the conception of a pedagogical proposal, which is
called Agile Teaching, and its implementation in the discipline Basic Project Development
DSG1003, in the Digital Media and Visual Communication classes, in the Design course
at PUC-Rio. The research aims to discuss the relevance of Agile Teaching in teaching
learning situations inserted in the context of Levynian Cyberculture, present in the current
Mobile Information Age. As a theoretical framework for the research, was established a
relationship between Ludwig Von Bertalanffy s General Systems Theory and Jean
Piaget s Structuralism, as well as their reflections on the principles of the Agile Manifesto
for software development, which, in turn, inspired the concept of Agile Teaching. In the
development of this dissertation, it was addressed issues related to the meaningful
learning process and the role of emotions in teaching learning relationships, among other
concepts pertaining to educational psychology. The research has as its main conclusion
that the flexibility and agility of Agile Teaching enable its adaptation to different cognitive,
social and emotional profiles of students. As a result of the research, it was verified the
development of skills and competencies planned for the discipline DSG1003.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |